Na Seção 2 da Parte III, descrevemos a importância da identificação das fontes de informação. Afinal, é da qualidade das fontes de informação que dependemos para elicitarmos o conhecimento do que se demanda do software a ser construído ou evoluído.
Além de ressaltarmos que as fontes de informação podem ser de diferentes tipos, além de pessoas, detalhamos heurísticas gerais que ajudam na identificação de fontes de informação.
Em um artigo publicado no WERpapers, um método para identificação de fontes de informação é proposto. O método é colaborativo e envolve pelo menos três engenheiros de requisitos. São 5 as etapas a serem seguidas pelo método.
- Seleção: nesta etapa, cada engenheiro de requisitos, usando as heurísticas como as da Seção 2, elabora uma lista de fontes de informação encontradas no Universo de Informações. A heurística principal consiste em que observar as fontes de informação que respondem as perguntas: O que? Quem? e Onde?. O “o que” normalmente leva a documentos ou sistemas, o “quem” leva a atores do Universo de Informações e “onde” leva a lugares onde o software irá operar.
- Desenho: cada engenheiro desenha um grafo de influência ligando através de relacionamentos as várias fontes de informação.
- Consolidação: em uma reunião os engenheiros constroem coletivamente um grafo que consolide os grafos construídos individualmente.
- Eleição: em uma reunião com base no grafo consolidado os engenheiros discutem e propõem estratégias de elicitação para cada fonte.
- Avaliação: através de reunião os engenheiros estabelecem prioridades e custo associados a cada fonte.
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