A Figura 16 página 25 mostra nosso entendimento do processo de construção de requisitos. Essa Figura é de um modelo SADT [Ross 77] do tipo “actigrama”, ou seja utiliza a perspectiva de função ou atividade. Nele vemos o quão importante é escolher as pessoas e os métodos com que se irá trabalhar. Mostra também que, fundamentalmente, o processo de construção de requisitos (no livro uso o termo definição) é pautado por três atividades: elicitar, modelar e analisar. É importante notar que a saídas dessa Figura: delta, requisitos e modelo refletem: a importância da retro-alimentação, o papel de comunicação dos requisitos em linguagem natural e a necessidade de utilização de modelos para explicitar a semântica dos requisitos.
A Figura 16 abstrai-se do processo gerencial que é ortogonal ao processo de construção e que fundamentalmente cuida para que o processo seja eficaz e eficiente. Particularmente importante, é notar, que o ciclo de retro-alimentação é inerente ao processo, através da produção de deltas. Esses deltas podem ser gerados pelas atividade de análise. No contexto da atividade de análise é importante ressaltar a implementação de políticas de qualidade quer por processos de verificação, quer por processos de validação.
Referência Bibliográfica
[Ross 77] Douglas T. Ross: Structured Analysis (SA): A Language for Communicating Ideas. IEEE Trans. Software Eng. 3(1): 16-34 (1977)
quarta-feira, 29 de agosto de 2007
Processo de Construção de Requisitos
às 13:18
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário